quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Precisamos falar sobre Suicídio!

Sim, você não leu errado! Nós realmente precisamos falar disto! Eu sei, muitos de vocês dirão que estou escrevendo este texto por ser setembro, e que todos, sem exceção, decidiram falar sobre o tema por ser a campanha do mês e depois vão esquecer. 
O que, infelizmente, é parcialmente verdade! Muitos irão esquecer de falar sobre o suicídio! Muitos até vão voltar à dizer que é frescura, que são pessoas querendo chamar atenção. 
Sei bem como é isso para quem realmente sofre com o fantasma da depressão ou da ansiedade, ou dos dois, ou até com mais problemas que levam á esta trágica decisão, que muitas vezes, na mente do suicida, parece a única solução. 
Não sou psicóloga, não tenho formação para falar disto, sou apenas uma escritora, mas como escritora, sinto que é meu dever trazer este assunto à tona para meus leitores. 
Então vamos lá! Segundos dados da OMS a cada 40 segundos uma pessoa é vítima de suicídio no mundo! Você já parou para se perguntar porque estas pessoas tomam esta decisão? Já se perguntou quantos pedidos de ajuda estão por trás de pensamentos suicidas? Que mensagem está oculta neste ato? Que sonhos esta pessoa desistiu de realizar? 
Ser um suicida, com sucesso ou não, não implica em querer chamar atenção, mas sim em querer acabar com uma dor interior que não se pode mais suportar! Não é querer acabar com a vida, mas é uma forma desesperada de comunicar a solidão e o sofrimento que tem passado aos outros! É sempre uma trágica solução na mente de quem passa por isso. 
Para os parentes e pessoas próximas, quando o suicídio é bem sucedido, além do choque e da dor da perda, fica o sentimento de culpa, quando é mal sucedido, além do choque e do sentimento de culpa fica também a preocupação intensa com aquela pessoa, que se sente ainda mais culpada por causar dor à quem ama! 
Por isso é importante falar (não só em setembro como o ano todo) sobre este tema, e por isso desde 2014 temos um mês inteiro reservado à conversas sobre. 
Se estiver passando por algum problema e quiser conversar eu estou aqui! Se não se sentir à vontade comigo, por favor, ligue 188, eles vão ser de grande ajuda! 
Suicido é uma morte evitável, só precisamos estar atentos!

0 comentários:

Postar um comentário