quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Resenha Peter Pan

LIVRO: Peter Pan 
AUTOR: James M. Barrie 
TADUÇÃO: Silvio Antunha 
EDITORA: Ciranda Cultural 

SINOPSE: Todas as crianças crescem. Todas, menos uma. Elas logo ficam sabendo que vão crescer, e foi assim que a Wendy soube disso: um dia, quando tinha 2 anos de idade, ela estava brincando no jardim e, então, colheu outra florzinha e levou-a correndo para a mãe. Acho que ela deve ter parecido muito graciosa, pois a senhora Darling colocou a mão no coração e exclamou: - Ah, por que você não pode ficar assim para sempre?! 

RESENHA: “Todas as crianças crescem. Menos uma!” 
Essa é a frase que define perfeitamente a história de Peter Pan! 
Tal conto de fadas nos leva a conhecer um mágico lugar chamado “Terra do Nunca”, mas atenção, para se entrar na Terra do Nunca, primeiramente é preciso acreditar, e para se acreditar é estritamente necessário ser criança. 
Mas no fundo, nós sabemos que apesar de termos “adultecido” ainda existe em nosso interior uma eterna criança, pronta para se aventurar por este lugar repleto de magia chamado “Terra do Nunca”. 
Sim, é neste lugar fantástico que Peter passa seus dias entre um bando de amigos (e inimigos também), em meio à diversas aventuras. Neste mundo mágico existem índios, piratas, animais selvagens e encantados, felicidade, perigos, aventura... Ah... quase me esqueci! Também existem as fadas! 
É para esta Terra do Nunca, que vocês já visitaram muitas vezes, mas se esqueceram, que Peter Pan, leva as crianças Wendy, João e Miguel, a aventura já começa no caminho, já que Peter ensina as crianças à voarem com o pó de fada e eles parte enfim para uma viagem surreal. Na Terra do Nunca, Wendy e seus irmãos vivem aventuras, que nosso olhar adulto com certeza iria criticar, mas espere, não há espaço para essa de adultos na Terra do Nunca! 
A história de Peter Pan, é um conto de fadas clássico, mas que possui a magia necessária para se tornar popular através das gerações. O personagem principal (Peter Pan), é um garoto que mistura contrários, como carência e desapego, inocência com esperteza, lealdade e crueldade, em alguns momentos ele até parece exagerado demais, mas em Peter Pan encontramos vestígios de todas as crianças que existem, existiram e ainda vão existir. Por isso a Terra do Nunca é fantástica, lá Peter Pan, Sininho, Capitão Gancho e os meninos perdidos, vivem aventuras que toda a criança já imaginou viver, lutam com espadas e arco e flechas, nadam e mergulham com sereias, navegam num navio pirata por alto mar, etc... 
Eu ousaria dizer que Peter Pan é, talvez, o conto de fadas, que mais chegou perto de entender a mente das crianças. Nossa infância sempre nos trás boas doses de nostalgia, exatamente por ser este período mágico de sonhos sem limites e imaginação sem fim. Por isso meu apego aos contos de fadas, é importante revisarmos estas histórias que mexeram com nossa imaginação livre de amarras da censura e ceticismo, pois assim, independente de nossa idade, nunca “fecharemos nossa janela” para os sonhos, por mais irreais que eles possam parecer! Peter Pan é encantador, e ele nos espera na Terra do Nunca para vivermos grandes aventuras. Mas espere! Você ainda é capaz de voar até lá?

0 comentários:

Postar um comentário